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15/03/2021 | Por Jaime Vasconcellos, economista.

Começa a vigorar hoje a chamada Fase Emergencial do Plano São Paulo, na qual o Governo Estadual recrudesceu ainda mais medidas restritivas ao atendimento presencial das atividades econômicas. Neste novo regramento o comércio de materiais de construção perde o direito do seu atendimento presencial ao cliente e deverá, assim como um outro rol de segmentos, funcionar por meio do sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo (drive thru – entre 5h e 20h), ou por serviços de entrega (delivery), por meio de telefone ou aplicativos.

Tal realidade impõe aos estabelecimentos um desafio muito grande de conseguir manter a capacidade de gerar receitas, ainda mais em um segmento como o comércio varejista de materiais de construção, no qual o consumidor tem hábito e lógica de ir ao centro de vendas para pesquisar preços, avaliar produtos, observar qualidades e realizar sua negociação. Neste sentido, a impossibilidade de atender aquele cliente que está tirando do papel pela primeira vez sua obra, reforma ou melhoria fica demasiadamente impactada.

Neste momento é mais que vital que o comerciante transforme seu balcão de atendimento fixo para o digital. E prepare seus vendedores para serem verdadeiros consultores de vendas online. Tudo isso para manter ativos o máximo pontos de contato entre o comércio e o cliente. Os impactos da pandemia em 2020 ao varejo que já não podia atender presencialmente nos mostra que os empreendimentos que conseguiram boa comunicação direta com consumidor, seja por telefone, site, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais, foram aqueles que minimamente conseguiram gerar receitas. E não é apenas estar online para finalizar a venda. É utilizar ferramentas digitais de forma profissional para apresentar portfólio, promoções, atendimento e avaliação do processo pós-venda.

Como pouco se sabe até quando as restrições podem se alongar, nunca foi tão vital se adaptar tecnologicamente e focar no processo de atendimento e de logística para manter algum nível de faturamento, enquanto continuarmos assolados por uma crise que impacta o ambiente social (e saúde) e às empresas e seus trabalhadores.

Ainda que pelo regramento da Fase emergencial os trabalhadores de áreas administrativas devam exercer suas funções de casa, a área de vendas pode e deve estar ativa para manter a dinâmica de atendimento. Sabe-se que boa parte dos pedidos de insumos mais básicos como cimento, cal, areia, pedra, telhas, ferragens, dentre outros podem ser feitos à distância e com envio direto à obra. Reforçar tal canal e usar a tecnologia mais básica para apresentar outros portfólios pode amenizar os impactos negativos impostos por meio das restrições mais recentes.


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