A diretoria do Sincomavi tem pleno conhecimento dos problemas gerados com a demora na assinatura das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), pois é formada por comerciantes dos setores que representa e que também têm empregados.
Porém também sabe que não pode assumir custos para as empresas representadas, que se tornarão permanentes, em troca de uma rapidez nas definições.
As condições para a assinatura da convenção estavam quase implementadas quando foram divulgados os índices de inflação no início do ano, que trouxeram uma variação muito maior que o planejado e esperado por todos.
Esse fato fez com que as negociações quase voltassem à estaca zero, com pedidos de reajuste muito maior que o verificado em nossa data base, além de outros encargos, tais como vale-refeição obrigatório, maior oneração para o trabalho aos domingos e feriados etc.
De qualquer modo as negociações estão prosseguindo, com a diretoria sempre buscando respeitar o decidido na respectiva assembleia e a saúde financeira das empresas.
Nessa data ainda estamos aguardando a resposta, por parte dos trabalhadores, de mais uma proposta que busca harmonizar os interesses de todos os lados envolvidos na negociação.
Acompanhem o andamento das negociações em nosso site www.sincomavi.org.br e faça seu cadastro para receber esse andamento no seu e-mail aqui.
Atualizado em 20 de fevereiro de 2020