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Por Éder Medeiros.

Vender nem sempre é uma tarefa fácil. Várias empresas precisam passar diariamente por reformulações para encontrar a fórmula certa para conquistar a atenção dos clientes. O que poucos sabem é que existe uma maneira eficaz e que contribui muito para o sucesso do e-commerce. Conhecidos como gatilhos mentais, são atalhos que ativam certos padrões de comportamento nos seres humanos, motivando-os a agir de determinada maneira. Intimamente relacionados com as emoções, podem aumentar as vendas de forma significativa.

Existe uma infinidade deles, para diversos setores, mas hoje apresentarei seis que podem ser inseridos nas lojas online. O primeiro, e um dos mais utilizados pela propaganda desde antes do mundo digital, é conhecido como gatilho mental da escassez. Ao colocar que existem poucas unidades de um certo item, se faz acreditar que ele deve valer muito. Diante disso, é importante mostrar para o seu público que você não tem unidades infinitas do produto que ele quer. Isso ativará uma reação bastante específica nas pessoas: se não comprar, ele corre o risco de perder a oferta.

Junto com a pouca quantidade de peças, o tempo limitado para adquirir uma mercadoria também preocupa o consumidor. A partir daí, o gatilho mental da urgência se faz presente com a ideia de mostrar para o cliente que ele precisa tomar a decisão de forma rápida ou aquela oferta vai acabar. Outro ponto é o da autoridade. Quantas vezes já adquirimos um item porque ele foi indicado por algum especialista? Mas lembre-se, a maneira mais simples de usar esse gatilho mental, é ser você mesmo uma autoridade no seu nicho. Para isso não deixe de mostrar que realmente entende do assunto.

Por fim, aposte também no gatilho da novidade. Termos como “novo”, “lançamento” e “inovação” são muito úteis para chamar a atenção. Além dele, a relação dor X prazer é bem fácil de colocar em prática: você precisa mostrar para as pessoas quais problemas o seu produto é capaz de resolver. E é claro, sem esquecer do frete mais barato. Com esse atrativo, não há quem resista as vendas pela internet, pois quebra uma das maiores objeções a qualquer compra online: o custo da entrega. Com tudo isso em mente, o sucesso está garantido. Pense nisso!

Éder Medeiros é CEO do Melhor Envio, plataforma de cotação e geração de fretes.


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