Espaço Publicitário

02/12/2020 | Por Mezak G. do Couto

Gosto de dizer que o céu é o limite e o teto de nossas lojas também. Afirmo isso em razão da possibilidade de se usar todos os espaços disponíveis para realizar a exposição de produtos, inclusive o teto para iluminação. Ou seja, não será ocupado um centímetro da área de vendas e ainda agregará mais um segmento, permitindo várias vendas no cross selling, como: cabos, lâmpadas, fitas isolantes, materiais elétricos em geral e até ferramentas para instalação. Além de criar a chance de se fazer vendas sob encomenda em muitos casos.

A linha de banheiras de hidromassagem e spas também serve como exemplo para essa abertura de oportunidades. Desde que começamos a trabalhar com esse tipo de produto na Almek Center foi possível perceber que quase ninguém compra uma banheira e quer na hora. Tal característica de consumo possibilita a venda sob encomenda e o melhor, um produto de maior valor agregado, aumentando significativamente a lucratividade da empresa, sem empatar capital com estoque.

Existe um jargão muito usado ultimamente: “temos que pensar fora da caixa”. Para falar a verdade, gosto muito dessa frase, pois cada vez mais é necessário ter esse comportamento. Não enxergar somente o óbvio.  É preciso entender o que está nas entrelinhas, e claro, testar e medir.

A próxima experiência da Almek será na linha pet (animais domésticos). Esse mercado vem crescendo significativamente ano a ano e deixa uma boa margem de lucro para loja. Isso sem contar que a maioria de nossos clientes têm animais de estimação. Dessa forma, a decisão de implementar no mix da loja esses produtos se mostrou algo muito natural e recomendável. Essa área se chamará Almek pet. A princípio não será vendido medicamentos e rações, mas somente itens de beleza e higiene, brinquedos e acessórios. No entanto, o foco se concentrará em linhas diferenciadas, no qual o cliente ao passar pela seção sinta-se atraído e faça a compra pela emoção, por impulso. Para maior sucesso na empreitada está prevista uma comunicação visual e ambientação que crie uma atmosfera mais harmoniosa e adequada com a temática do mundo pet. Esse cuidado é para não criar a falsa impressão ao comprador que a área está perdida dentro da loja e a Almek passou a “atirar” para todos os lados. Essa é a estratégia que será adotada inicialmente. Dependendo da aceitação do público, e aos poucos, os ajustes necessários serão feitos.

Considero como mais importante a atenção a todas as necessidades dos clientes e observar o movimento, bem como as tendências de mercado, e jamais tomar por regra algo que foi definido por um certo período e teve sucesso.

Mezak G. do Couto – Diretor Comercial da Big Bang – plataforma de compra coletiva de material de construção | B2B e sócio-proprietário da Almek.


Espaço Publicitário