Espaço Publicitário

Pesquisa de Emprego (PESP), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), revela que a geração de vagas de trabalho nos setores do comércio e dos serviços acumula crescimento de 130% e 33%, respectivamente, nos primeiros sete meses do ano. Em julho, os segmentos registraram, juntos, mais de 40 mil novos postos. 

Em relação ao ano passado, os resultados do sétimo mês do ano mostram um crescimento na geração de vagas de 12,4%, no Comércio, e de 123,2%, nos Serviços. Estudo produzido pela FecomercioSP aponta que esse movimento de alta no mercado de trabalho setorial é uma resposta positiva ao aquecimento da economia doméstica, refletindo o impacto direto do consumo das famílias no emprego. A expectativa é que tal cenário não se altere no curto prazo.

Em julho, o setor comercial paulista obteve o maior saldo mensal desde novembro de 2023, com a criação de quase 14 mil postos de trabalho, com 142.643 admissões e 128.806 desligamentos, e estoque de quase 2,94 milhões de vínculos empregatícios ativos. 

No acumulado do ano, o setor comercial do Estado de São Paulo já adicionou cerca de 36 mil novos postos de trabalho, com o comércio atacadista contribuindo com 16.863 vagas, seguido pelo varejo (+9.538 vagas) e pelo comércio e reparação de veículos (+9.412 vagas). Especificamente na capital paulista, foram criados 4.091 novos empregos em julho, com 2.451 vagas oriundas do varejo e um acumulado de 10.214 novas posições no ano.

O varejo de material de construção também tem apresentado desempenho positivo, em julho foram criados 150 postos de trabalho com carteira assinada na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) <veja aqui>


Espaço Publicitário