Proporcionar uma experiência positiva com produtos e serviços de qualidade é sem dúvida a melhor maneira para ganhar a preferência dos consumidores. A pesquisa da Forbes Insights expõe tal cenário claramente: 70% das pessoas consultadas consideraram como um dos principais fatores de influência para a aquisição de uma marca específica por mais vezes a experiência de compra positiva. Daiane Milani, especialista em Branding, comenta que esse dado reforça a importância dos empresários investirem em estratégias que não apenas atraiam, mas também retenham clientes. “O segredo está na criação de uma Identidade de marca forte e memorável”, ressalta. E explica: “Isso vai além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, é sobre como se colocar no mercado e como se conectar emocionalmente com seu público-alvo”.
Para tanto, ela reafirma a necessidade de uma presença consistente em todos os pontos de contato com o cliente, como redes sociais, publicidades, qualidade de atendimento em pontos físicos, entre outros. “No cotidiano, pode ser que o empresário ou empreendedor não esteja conseguindo visualizar a importância dos detalhes, mas ele precisa saber que sua identidade visual até a comunicação verbal e não verbal de sua marca apresentam e reforçam a promessa da empresa e sua posição única no mercado”, argumenta. Como forma de colocar essas estratégias em prática, Daiane lembra que as plataformas digitais são capazes de oferecer várias oportunidades para as marcas se engajarem de forma autêntica com seu público, mas faz uma ressalva: “No entanto, nada supera a conexão presencial. É por meio desse ambiente que a empresa consegue estabelecer um vínculo real e profundo com os seus clientes”. Ela adverte ainda que se mostra fundamental o espaço físico e a comunicação estarem alinhados e que possuam o poder de reforçar a marca, por intermédio de uma identidade visual forte e uniforme, em todos os sentidos. “Isso é inegociável para que a empresa fidelize e atraia novos clientes”, avalia.
Em recente artigo, o empresário Cristiano Zanetta, abordou a importância de criar um vínculo sólido entre a marca e a audiência, pois dessa maneira é possível conquistar a atenção e a lealdade do público (leia aqui). “Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores valorizando experiências, os conceitos de amor, desejo e encantamento têm se tornado termos frequentes no vocabulário das marcas”, afirma. “Estabelecer uma conexão emocional profunda com os consumidores não apenas influencia suas decisões de compra, mas também serve como alicerce para construir relacionamentos duradouros”.
Outro ponto que não pode ser esquecido é o sentimento de confiança que a marca deve repassar para todas as partes interessadas (stakeholders) e não apenas para o público-alvo do produto ou serviço. Claudia Bouman, sócia da Percepta Reputação Empresarial, no artigo “Comunicação, reputação e confiança” (clique aqui), expande mais o assunto e dá como exemplo a bolsa de valores: “A reputação positiva junto ao mercado acionário ajuda a empresa a obter maior valor de mercado – ações de companhias com boa reputação geralmente obtêm cotações favoráveis, com preferência de acionistas. Mais: a empresa consegue aumentar seus índices de recomendação espontânea e tem referências positivas nos mais diversos ambientes, como marketplaces e redes sociais, graças a clientes leais e recorrentes a partir de expectativas bem atendidas”, afirma. Ela lembra ainda que colaboradores orgulhosos de marcas com presença positiva no mercado apresentam maior engajamento e se tornam também recomendadores espontâneos. “De uma forma ampla, a geração de confiança facilita a gestão e a solução de crises”, acredita.