Espaço Publicitário

Por Alexandre Abreu, diretor de novos negócios na Astéria.

Reconhecido como o maior evento da américa latina voltado para o setor varejista e de consumo B2B, o Latam Retail Show em 2023 abordou as mudanças trazidas nos últimos dois anos que alteraram o varejo e as tecnologias disruptivas para este mercado. Com a presença de 230 palestrantes, incluindo Neil Patel, co-fundador da NP Digital, conhecido como um dos 100 melhores empreendedores do mundo pelo presidente Obama, o  evento reuniu as principais tendências de futuro que irão contribuir para o crescimento das empresas nacionais. 

O evento apresenta um olhar inovador para o varejo, através do ensinamento de tecnologias promissoras que vem transformando o mercado como um todo, sendo  uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do setor e o impulsionamento dos negócios.

Durante os três dias do Latam Retail Show, algumas soluções tecnológicas emergentes que irão moldar o futuro das operações no varejo foram apresentadas, com destaque para: 

  1. Inteligência Artificial (IA): A tecnologia IA tem a função de auxiliar e automatizar processos, por sua capacidade de analisar dados dos clientes em tempo real e personalizar as operações, aprimorando o atendimento, economizando tempo e recurso;   
  1. Internet das Coisas (IoT): A IoT é uma importante ferramenta para a coleta de dados em tempo real, através de análises de  dados de sensores em dispositivos conectados. Dessa forma, a Internet das Coisas contribui para melhorar o atendimento ao cliente e também a boa aplicabilidade operacional;
  1. PDV Imersivo: Os PDVs são os pontos mais importantes para  ajudar a melhorar a experiência do cliente, não somente na compra do produto, mas também na experiência exclusiva de experimentação, pensada nas necessidades e desejos dos consumidores.

A tecnologia como diferencial de mercado

O mercado de varejo no Brasil tem apresentado alto crescimento no país por conta do potencial inovador do setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Reuters, somente em maio deste ano as vendas no varejo subiram 0,8% em comparação com fevereiro, superando os 0,02% de expectativa máxima.

Acompanhando este crescimento, o Latam Retail Show 2023 tornou-se uma excelente oportunidade para apresentar os caminhos necessários a todos que desejam fazer parte deste novo cenário, através de insights sobre tecnologia, o uso da Inteligência Artificial (IA) e como ela está revolucionando o setor varejista, reunindo os maiores profissionais do setor do país para  compartilhar experiências e conhecimentos, com o intuito de disseminar inovação e promover o ecossistema do varejo. 

Na  provocação para um novo olhar frente a tecnologia no Brasil, o evento foi fundamental para viabilizar o alto potencial do setor, apresentando variadas perspectivas da nova era do varejo rumo a um futuro próspero, através dessas  tecnologias. Além disso, o Latam Retail Show  é uma oportunidade de prospecção e realização de negócios com grandes nomes do ramo.

O evento, que acontece anualmente, também é um importante aliado para as empresas que planejam aprimorar e se destacar no mercado, principalmente por contar com os conhecimentos revolucionários da área, que será a base para as novas vertentes da Astéria.

Estar atualizado no mercado é essencial para avaliar o modelo de negócio e a visão dos consumidores frente a esses serviços. A presença no evento é um importante marco para acompanharmos o movimento do setor, principalmente  pela nova ferramenta que  faz parte do escopo de atuação da Astéria, o TradeSuite,  uma solução pensada e desenvolvida para auxiliar o dia a dia do time do Trade Marketing das grandes empresas.


Espaço Publicitário