Espaço Publicitário

7.119 unidades residenciais novas foram vendidas na cidade de São Paulo em março, segundo o Secovi-SP. Esse desempenho representa um avanço de 53,26% em relação ao total de vendas de fevereiro de 2023 e aumento de 9,62% em contraponto aos números obtidos no mesmo período do ano passado. O segmento comercializou, no acumulado em 12 meses, 71.235 unidades novas na capital paulista. O índice é pouco superior ao acumulado até o mês de fevereiro (70.610 unidades).

Evolução das vendas mensais e acumuladas em 12 meses de unidades residenciais novas em São Paulo/SP

Fonte: SECOVI-SP

Considerando agora o número de lançamentos imobiliários, é possível observar que em março 6.941 unidades foram lançadas – crescimento de quase 400% em relação ao mês de fevereiro (1.742 lançamentos). Já em com o mesmo mês de 2022 a evolução ficou em apenas 1,05%. Nesse período o número de lançamentos alcançou as 6.869 unidades. Em 12 meses o indicador acumula 74.983 unidades, contra 74.911 nos doze meses encerrados em fevereiro.

Evolução dos lançamentos mensais e acumulados em 12 meses de unidades residenciais em São Paulo/SP

Fonte: SECOVI-SP

Para o economista Jaime Vasconcellos, os resultados de março, ainda que expressivos ao se analisar o mês anterior, precisam ser comparados naturalmente ao mesmo mês do ano passado, até mesmo para considerarmos a influência de sazonalidade do calendário. “Nesse sentido, o cenário não se alterou muito”, ressalta. E complementa: “Há boa notícia com vendas mais expressivas, porém cautela em novos lançamentos. Isso mostra resiliência das vendas perante a atual conjuntura, mas com sinal amarelo em relação às projeções futuras do setor”.


Espaço Publicitário