Espaço Publicitário

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam para um aumento na geração de empregos do varejo de material de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em setembro: 365 vagas. Este saldo positivo ocorreu após 3.444 admissões e 3.079 desligamentos. O crescimento registrado é o sexto seguido, ainda que esteja em menor patamar tanto em relação ao mês anterior (+595 vagas), quanto a setembro de 2021 (+701 vagas). Na cidade de São Paulo houve a geração de 168 empregos, também representou um desempenho abaixo do obtido em agosto (+336 vagas) e no mesmo mês do ano passado (+403 vagas).

Evolução do saldo de empregos do varejo de materiais de construção – RMSP e São Paulo/SP

Dos 365 empregos criados no total dos grupos de atividades avaliadas, 265 foram no varejo de material de construção em geral. A liderança foi seguida pelos estabelecimentos de ferramentas e ferragens (+54 vagas). Por outro lado, o comércio varejista de vidros (-10 vagas) e de cal, areia, pedra, tijolos e telhas (-26 vagas) amargaram perda de empregabilidade.

Mês de setembro/2022

Em nove meses de 2022, o setor, no âmbito da RMSP, conseguiu criar cerca de 3,5 mil empregos com carteira assinada. Em oito dos nove grupos de atividades foi registrado mais admissões que desligamentos. Chama atenção novamente os saldos positivos dos segmentos de material de construção em geral (+1.409 vagas) e ferragens e ferramentas (+893 vagas).

O número de setembro, assim como o visto em junho, interrompe dois meses de uma geração de vagas acima do patamar de ao menos 500 postos de trabalho criados por mês na RMSP. “Obviamente não se deixa de comemorar o saldo positivo, mas acende-se um sinal amarelo para observarmos se há algum ritmo consolidado de desaceleração do crescimento do mercado de trabalho, ainda que seja relevante lembrar que o último trimestre normalmente é marcado por números não tão positivos”, explica o economista Jaime Vasconcellos. “De toda forma, assim como as 3,5 mil vagas criadas em 2022 mostram o arrefecimento do ritmo do emprego frente a 2021, no qual se gerou 7.737 vagas entre janeiro e setembro, era esperado que tal realidade não mudasse também no decorrer do segundo semestre do ano”.

Espaço Publicitário