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O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE contou com uma elevação de 5,4 pontos em setembro, passando para 89,0 pontos, o maior nível desde janeiro de 2020 (90,4 pontos). Para Viviane Seda Bittencourt, esse aumento pelo quarto mês consecutivo ocorreu por influência das perspectivas mais otimistas em relação aos próximos meses, que pela primeira vez atingem os 100 pontos desde março de 2019. “Tal resultado parece estar relacionado com a queda nas expectativas de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses e um aumento do otimismo em relação ao mercado de trabalho”, ressalta. E complementa: “Há um aumento na intenção de consumo, exceto para os consumidores de renda mais baixa, o que reflete ainda dificuldades dessa classe. Além disso, a proximidade das eleições tem um efeito potencializador dessas expectativas”. Em sua opinião, é necessário ter cautela nesses resultados, considerando uma política monetária ainda restritiva e a possibilidade de desaceleração da atividade econômica, que reduziria a velocidade de recuperação do mercado de trabalho.


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