O indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) atingiu 82,1 pontos em agosto, o que representa o maior nível alcançado desde abril de 2020 (95,6 pontos), no início da pandemia. A pesquisa contou com uma variação positiva de 1,1%, mantendo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano (veja tabela abaixo).
O ICF mede, em uma escala de 0 a 200, a satisfação dos consumidores em relação ao cenário de consumo. Resultados abaixo de 100 sugerem insatisfação, enquanto os acima desse valor apontam satisfação. O indicador é composto por vários recortes: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e de Momento para Compra de Bens Duráveis, como eletrodomésticos, por exemplo.
O bom resultado alcançado se deve à perspectiva de consumo das famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, que contou, em agosto, com elevação de 3,3%. Já o grupo de menor renda demonstrou estabilidade ao registrar aumento de 0,4%.
ICF | Emprego Atual | Perspectiva Profissional | Renda Atual | Acesso ao crédito | Nível de Consumo Atual | Perspectiva de Consumo | Momento para Duráveis | |
ago-21 | 70,2 | 87,3 | 79,2 | 77,7 | 79,4 | 55,2 | 70,7 | 41,9 |
set-21 | 72,5 | 89,5 | 82,5 | 78,9 | 81,1 | 57,6 | 74,8 | 43,0 |
out-21 | 73,2 | 91,4 | 84,1 | 79,6 | 81,1 | 58,0 | 75,3 | 42,9 |
nov-21 | 73,4 | 92,2 | 84,5 | 80,1 | 80,3 | 58,0 | 75,9 | 42,6 |
dez-21 | 74,4 | 93,9 | 85,0 | 81,0 | 79,9 | 59,4 | 78,7 | 43,0 |
jan-22 | 76,2 | 97,0 | 87,5 | 82,7 | 80,2 | 61,3 | 81,0 | 43,9 |
fev-22 | 77,6 | 99,6 | 90,8 | 84,9 | 80,9 | 62,4 | 80,9 | 43,5 |
mar-22 | 78,1 | 102,0 | 92,6 | 87,0 | 81,4 | 62,1 | 79,5 | 42,4 |
abr-22 | 78,5 | 103,9 | 94,9 | 88,9 | 81,3 | 61,6 | 77,7 | 41,5 |
mai-22 | 79,5 | 105,8 | 97,8 | 90,4 | 82,0 | 61,4 | 77,5 | 41,4 |
jun-22 | 80,2 | 107,4 | 99,9 | 91,6 | 82,4 | 61,5 | 77,4 | 40,9 |
jul-22 | 80,7 | 108,4 | 100,3 | 93,7 | 82,5 | 63,1 | 76,9 | 40,4 |
ago-22 | 82,1 | 110,1 | 100,8 | 96,2 | 83,3 | 65,1 | 78,0 | 41,4 |