Espaço Publicitário

Dados coletados pela Boa Vista revelam um recuo de 0,7% na volume de crédito do consumidor entre os meses de outubro e setembro na comparação dos dados dessazonalizados. Apesar disso, na comparação interanual, o desempenho se mostra positivo em 3,5% e na variação acumulada em 12 meses o indicador também registra alta de 1,4%.


Enquanto no segmento Financeiro os números apresentaram alta na comparação mensal e interanual, de 1,5% e 15,8%, respectivamente, no segmento Não Financeiro houve queda de 2,2% em relação a setembro e de 4,7% em relação a outubro de 2020.


Para os analistas da Boa Vista, “os resultados mais tímidos já eram esperados, e mesmo que na análise de longo prazo as curvas apontem para cima, no ano elas já mostram alguma acomodação. Mais do que voltar a atenção aos últimos meses do ano, com datas especiais ao varejo, como Black Friday e Natal, que costumam ter uma relação direta com o crédito, é importante ressaltar que essa acomodação tende a ser mais nítida no ano que vem, uma vez que são aguardados novos aumentos na taxa básica de juros e que as expectativas mais recentes para a inflação já estão muito próximas do teto da meta de inflação de 2022 (4,96% x 5,00%)”.


Espaço Publicitário