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A pandemia da Covid-19 obrigou trabalhadores de todos os ramos a adaptação rápida às novas condições de trabalho, inclusive na área de marketing. O Relatório State of Marketing, da Salesforce, radiografou uma série de tendências coletadas com mais de 8.200 profissionais em 37 países. Daniel Hoe, vice-presidente de Marketing da Salesforce na América Latina, comenta que “os insights deste ano fornecem uma boa referência para o que mudou, o que é consistente, e para onde vão a arte e a ciência do marketing daqui para a frente”.

Entre os pontos levantados pelo estudo estão: aumento do valor do vídeo como canal durante a quarentena; o impulsionamento da colaboração, com 79% das organizações de marketing do Brasil adotando novas políticas em relação ao trabalho remoto; elevação na complexidade do gerenciamento de dados em razão do incremento no número de fontes; e evolução em métricas e KPIs. Vale ressaltar que 92% dos profissionais de marketing atuantes no mercado nacional afirmaram que a pandemia obrigou a mudanças estratégia de engajamento digital e 91% citaram a mudança de mix de canais de marketing.

O relatório revela ainda que 66% dos profissionais de marketing do mundo todo esperam um aumento na receita de suas organizações nos próximos 12 a 18 meses e 77% dizem que seu trabalho oferece mais valor do que há um ano. Em relação ao mercado nacional, 61% dos profissionais brasileiros admitiram que atualmente está mais difícil de atender as expectativas dos clientes.


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