Espaço Publicitário

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), que detém a representação do INMETRO no Estado de São Paulo, divulgou um balanço sobre as reclamações dos consumidores no período de janeiro a julho de 2021. Foram 1.450 atendimentos realizados e entre os produtos fiscalizados destacam-se adaptadores de plugue e tomadas, itens que lideraram o número de reprovações nos testes (100%).

Houve ainda 44 denúncias com relação à segurança em aparelhos eletrodomésticos, sendo 11 procedentes. Já dispositivos elétricos de baixa tensão (lâmpadas, luminárias e extensões elétricas) contaram com 27 reclamações, com 12 casos fundamentados.

Outras reclamações comuns dos consumidores, e que receberam atenção do IPEM, foram balanças, fios, cabos, cordões flexíveis elétricos, lâmpadas LED e extintores de incêndio. Vale ressaltar que não houve reprovação no caso dos extintores de incêndio.

Madeira

O Procon-SP Ambiental começou na sexta-feira passada, 13 de agosto, a fiscalização sobre operações de transporte, compra e venda ilegal de madeira nativa: sete empresas foram multadas, sendo algumas interditadas. A vistoria se concentrou em lojas localizadas na região do Brás e nas zonas Oeste e Sul. Foram encontradas irregularidades em relação à identificação no estoque físico e falta de origem da madeira. Além das multas, já emitidas, os proprietários dos estabelecimentos estão sujeitos às punições na esfera criminal.

Recomendações

Diante das situações acima, o Sincomavi orienta que as empresas sempre se mantenham dentro das normas exigidas pelas autoridades para evitar multas e outras penalidades.


Espaço Publicitário