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Sondagem realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) aponta para uma retomada em junho do otimismo do consumidor: aumento de 4,7 pontos em relação ao mês anterior. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) alcançou os 80,9 pontos, maior valor desde novembro de 2020 (81,7 pontos). Esse desempenho representou ainda o interrompimento da queda registrada durante seis meses consecutivos.

Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens do FGV IBRE, comenta que a confiança dos consumidores segue trajetória de recuperação pelo terceiro mês consecutivo. “Sob a ótica das famílias, a percepção é de melhora da situação atual e também das perspectivas futuras. Pela primeira vez desde julho do ano passado, a intenção de compras de bens duráveis avança de forma mais expressiva, o que parece relacionado a um maior otimismo em relação ao mercado de trabalho nos próximos meses, ainda que existam diferenças entre as faixas de renda”.


O levantamento da FGV verificou ainda que a melhora ocorreu tanto na percepção dos consumidores sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,9 pontos, para 71,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cresceu 5,9 pontos, para 88,3 pontos, ambos atingem o maior patamar desde novembro de 2020, mas ainda baixo em termos históricos.


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