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O estudo SpendingPulse, da Mastercard, que mede os gastos dos consumidores em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, revela que ocorreu no ano passado uma elevação de 75% nas vendas do comércio eletrônico brasileiro em relação a 2019,. As restrições impostas pela quarentena e a interrupção do atendimento presencial pelo comércio se mostram logicamente os principais motivadores para esse aumento. João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard do Brasil e ConeSul, comenta que o e-commerce foi intensamente acelerado pelo distanciamento social e a contínua necessidade do consumidor em comprar mesmo sem sair de casa. “À medida que a realidade da pandemia e as novas preocupações com higiene entraram na vida do consumidor, as compras online se tornaram um modo de vida para quase tudo”, ressalta.

O levantamento registrou ainda um pequeno aumento de vendas no varejo físico brasileiro para o mesmo período: 0,2%. Apesar de tímido, essa elevação deve ser comemorada diante das tantas dificuldades enfrentadas pelo país no ano passado.


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