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Levantamento realizado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital (câmara-e.net) aponta para uma elevação de 55,83% nas vendas do comércio eletrônico em dezembro passado, tendo como referência o mesmo período de 2019. O índice MCC-ENET também verificou um aumento substancial no faturamento: 55,74%. André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net, comenta que mesmo com a flexibilização e abertura das lojas do varejo físico para um cenário mais semelhante ao observado antes da pandemia, os dados de dezembro comprovam que as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros. “O forte crescimento das vendas de Natal ajudou para que o resultado consolidado do ano realmente fosse um sucesso para o setor”.

Entretanto, vale a pena destacar, houve queda de -27,16% e de -38,06% nas vendas e faturamento em relação a novembro de 2020, respectivamente. O ano passado fechou com um crescimento acumulado de 73,88% em vendas.

As categorias mais expressivas do comércio eletrônico em novembro foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com participação de 41,8%; móveis e eletrodomésticos (25,9%); e tecidos, vestuário e calçados (11,8%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,5%), outros artigos de usos pessoal e doméstico (7,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%).


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