Espaço Publicitário

O comércio varejista nacional teve um aumento de 0,6% nas vendas em setembro, tendo como referência os resultados obtidos em agosto na série com ajuste sazonal, conforme dados coletados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sem ajuste, em relação ao mesmo período do ano passado, o desempenho se mostrou 7,3% maior – a quarta taxa positiva consecutiva.  No acumulado do ano, o varejo registra estabilidade (0,0%), após cinco meses no campo negativo. Já o acumulado nos últimos 12 meses aumentou 0,9%.

A categoria equipamentos e material para escritório, informática e comunicação sofreu um recuo de 7,1% em comparação com setembro de 2019. Em relação a agosto de 2020, o resultado se mostra superior em 1,1%. Apesar de continuar dentro do campo negativo, esse setor vem apresentando uma lenta recuperação. No acumulado no ano, o setor passou de -19,5% até agosto para -18,2% até setembro.

O varejo de material de construção, por sua vez, sofreu uma alta de 2,6% em relação a agosto de 2020. A variação no acumulado do ano ficou em 7,9% e, dos últimos doze meses, em 7,2%.


Espaço Publicitário