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O Índice de Reajuste de Preços de Venda Azure – Material de Construção (IRPA-MC) contou em julho com a maior variação positiva desde sua criação e registrou um aumento de 1,62%. Com esse desempenho, o indicador acumula nos últimos 12 meses uma elevação de 4,9%. O IRPA-MC tem como base os dados coletados pela Azure Sistemas em 210 pontos de venda (105 empresas de pequeno e médio portes), distribuídos na Região Metropolitana de São Paulo, Interior Paulista e Baixada Santista.

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também apresentou alta nos preços para o mesmo período, com crescimento de 0,49%. A parcela de materiais de construção, que compõe o indicador, variou em 0,48%. No entanto, nos últimos doze meses o índice atingiu 3,33%, resultado abaixo dos 3,52% registrados nos doze meses imediatamente anteriores.

Apesar das disparidades, muitos comerciantes têm expressado preocupação com o nível de aumentos praticado pelos fornecedores. Em alguns casos, a elevação de alguns itens supera facilmente a casa dos 20% desde o início do ano.

Julho também contou com um salto no faturamento médio, fenômeno que pode ser atribuído ao aumento expressivo dos preços do segmento. O valor passou de R$ 759.186,00, registrado em junho, para R$ 825.807,00, no mês passado. Foi a primeira vez que esse indicador conseguiu superar a casa dos R$ 800 mil.

O estudo realizado pelo Sincomavi, a partir dos dados da Azure Sistemas, mostra ainda que a margem bruta sofreu pequena variação positiva e ficou em 34,5% em julho. Apesar de ultrapassar a média do ano passado (33,52%), esse resultado ainda é inferior ao obtido no início de 2020.Nos últimos doze meses, o indicador chegou aos 34,12%.

O tíquete médio, impulsionado pelo aumento de preços, também contou com elevação e passou de R$ 160,86, em junho, para R$ 169,04, no mês passado. Vale a pena ressaltar que esse não foi o melhor desempenho alcançado por esse indicador no ano. Em março, o tíquete médio chegou aos R$ 172,75, apesar dos dias de vendas perdidos com o fechamento das lojas em razão da quarentena.


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