Espaço Publicitário

12/05/2020 | Dados coletados pela Boa Vista apontam para um aumento de 5,8% na inadimplência do consumidor em abril, tendo como referência o mês anterior e se descontando os efeitos sazonais. Já em relação a abril do ano passado, o indicador subiu 6,2%. Com esse resultado, o acumulado dos últimos 12 meses (maio de 2019 até abril de 2020 frente aos 12 meses anteriores) contou com alta de 0,5% e de 1,5% no acumulado do ano.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, apenas o Sudeste (1,2%) registrou variação positiva. Por outro lado, enquanto a região Nordeste (0,0%) ficou estável no período, as regiões Sul (-1,0%), Centro-Oeste (-0,7%) e Norte (-0,1%) ainda estão no campo negativo. Na comparação mensal houve avanço em todas as regiões, com destaque para o aumento de 8,1% no Nordeste.

Sem dúvida, os efeitos da pandemia da Covid-19 foram os principais motivadores para a mudança de cenário, uma vez que o indicador registrava mais de três anos de queda.  Para os analistas da Boa Vista, “apesar das medidas de contenção aos efeitos da chegada do novo coronavírus, a tendência é de que haja uma piora no nível de desocupação e recuperação da renda nos próximos meses, fatores que devem refletir na redução da capacidade dos consumidores em pagarem suas dívidas em dia e resultar em aumento da inadimplência”.


Espaço Publicitário