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Dois indicadores divulgados recentemente mostram que o e-commerce brasileiro contou com elevação nas vendas em janeiro. O Mastercard SpendingPulse teve uma variação positiva de 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o índice MCC-ENET, do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie, registrou uma elevação no primeiro mês do ano de 1,85%, tendo como referência dezembro de 2019.

O estudo da Camara-e.net mostra ainda que a variação de vendas em janeiro de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 34,16%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice das vendas online chegou aos 49,02%.

O faturamento também contou com resultado positivo: variação de 27,68% (jan2020/jan2019). No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento apresentado ficou em 58,52%.

O estudo verificou ainda qual o nível de participação do comércio eletrônico nas operações gerais do setor. O e-commerce nacional, em dezembro de 2019, representou 5% do comércio varejista restrito, excetuando-se desse resultado os segmentos de veículos, peças e materiais de construção.

A composição das compras realizadas pela internet, por segmentos, em dezembro, ficou da seguinte forma, segundo os dados coletados pela camara-e.net: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,8%); móveis e eletrodomésticos (24,9%); e tecidos, vestuário e calçados (12,3%). Na sequência, outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%).

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