O setor de material de construção registrou crescimento de 1,7% no volume de vendas em dezembro, segundo dados do Índice do Varejo Stone (IVS). Na comparação com dezembro de 2024, o segmento também apresentou resultado positivo, com alta de 0,9%. O levantamento acompanha mensalmente o desempenho do varejo brasileiro e foi divulgado nesta quinta-feira (23).
No recorte mensal, além do material de construção, apenas os segmentos de artigos farmacêuticos (0,6%) e combustíveis e lubrificantes (0,3%) registraram crescimento em dezembro. Os demais setores analisados apresentaram retração no período, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria (5,5%), tecidos, vestuário e calçados (3,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,2%).
Na comparação anual, além do material de construção, outros três segmentos registraram avanço: móveis e eletrodomésticos (2,4%), artigos farmacêuticos (1,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%). Em sentido oposto, combustíveis e lubrificantes tiveram queda de 5,7%, seguidos por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,6%).
No quarto trimestre de 2025, o setor de material de construção apresentou crescimento de 0,5% em relação ao terceiro trimestre, acompanhando o desempenho positivo de móveis e eletrodomésticos (1,1%) e artigos farmacêuticos (0,4%). Já no acumulado de 2025, o segmento encerrou o ano com leve retração de 0,2%, refletindo um cenário de oscilações ao longo do período, apesar da recuperação observada no último mês do ano.





















