Espaço Publicitário

O varejo brasileiro manteve estabilidade em setembro de 2025, enquanto o setor de serviços registrou retração, segundo o Índice Getnet de Atividade Econômica (IGet), elaborado pelo Santander em parceria com a Getnet. O IGet Varejo apresentou variação positiva de 0,1% no índice ampliado e de 0,2% no restrito. Na comparação anual, o desempenho continua expressivo, com altas de 9,4% e 14%, respectivamente.

Entre os segmentos do comércio, o levantamento apontou quedas em vestuário (-2,1%), outros artigos de uso pessoal (-1,5%), móveis e eletrodomésticos (-0,3%) e materiais de construção (-0,7%). O setor de automóveis, partes e peças mostrou leve estabilidade, com avanço de 0,1%.

De acordo com o economista do Santander Gabriel Couto, o resultado indica resiliência do varejo, impulsionado por fatores como a expansão do crédito consignado no setor privado e o pagamento de precatórios. Já os serviços, mais sensíveis à política monetária, recuaram 4% em relação a agosto e 8,2% na comparação anual, com destaque negativo para alojamento e alimentação (-4,4%).


Espaço Publicitário