Espaço Publicitário

Após sofrer um recuo em abril, as vendas de cimento no mercado nacional voltaram a crescer. As transações em maio chegaram a 5,7 milhões de toneladas, o que representou uma elevação de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), que informa ainda que, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, ocorreu um crescimento nas vendas do produto de 4,6 %.

Segundo a entidade, esse quadro positivo deve ser atribuído principalmente pela base fraca de janeiro a maio de 2024. Vale lembrar que em maio do ano passado, a região Sul do Brasil sofreu um desastre climático de grandes proporções. A demanda apresentada também se deve ao mercado de trabalho aquecido e à expansão das obras imobiliárias, impulsionadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que já representa 53% de todos os lançamentos no primeiro trimestre.

Entretanto, o sinal de alerta já foi ligado. Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, afirma que o financiamento imobiliário apresentou uma forte queda de 70,4% de unidades no acumulado até abril de 2025, já refletindo a alta da Selic. “A majoração da taxa básica de juros amplia a concorrência dos ativos financeiros frente aos ativos imobiliários. Ou seja, o investidor que aplicaria recursos em imóveis passa a destiná-lo para outras frentes financeiras, o que é extremamente preocupante para o mercado da construção civil e vendas de cimento”, finaliza.


Espaço Publicitário