Levantamento da SKIM, consultoria global especializada em comportamento do consumidor, revela que 72% dos latino-americanos consideram o preço mais influente em suas decisões de compra em 2024 do que em 2023. As promoções também ganharam importância: 66% dos consumidores afirmam levar mais esse fator em conta.
O estudo mostra ainda que 48% passaram a comprar mais marcas conhecidas, enquanto 58% comparam preços entre lojas ou migram para redes mais baratas. No Brasil, 85% dos entrevistados têm o hábito de confrontar os preços entre marcas.
A lealdade também sofreu impacto: 58% tentam manter compras dentro de marcas já utilizadas, mas 36% priorizam aquelas que oferecem promoções frequentes. Planejamento é comum — 74% dos consumidores se organizam antes das compras —, mas 61% admitem adquirir itens não planejados se houver desconto.
Promoções são mais relevantes no fim do mês (50%) e em eventos como a Black Friday (34%). Para 62%, comprar em maior volume com desconto é vantajoso, especialmente em categorias como cuidados domésticos.
Segundo Luciana Ignez, diretora da SKIM, empresas devem estruturar ofertas com foco no valor percebido, para atrair clientes e preservar a margem de lucro.