Espaço Publicitário

Dados coletados pela Serasa Experian mostram que a procura das empresas por recursos financeiros no Brasil cresceu 13,1% em fevereiro, tendo como referência o mesmo período do ano passado. Tal movimento foi liderado pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) com um aumento de 13,5%, enquanto médias e grandes empresas contaram com uma demanda bastante inferior, 1,6% e 0,6%, respectivamente.

A economista Camila Abdelmalack comenta que, apesar do nível restritivo da taxa de juros, muitas micro e pequenas empresas têm recorrido ao crédito como uma forma de manter a operação e atravessar um cenário desafiador. “A resiliência dessas empresas é fundamental para sustentação da atividade econômica, visto que micro e pequenos negócios representam mais de 90% das empresas no Brasil”, adverte.

Entre os segmentos analisados, o classificado como “Demais”, que engloba os segmentos Primário (agronegócio), Financeiro e Terceiro, registrou uma alta de 19,5% na procura por crédito. A mesma demanda aquecida foi registrada nos setores de “Serviços” (18,8%) e “Indústria” (13,5%). Já o “Comércio” contou com uma elevação inferior:  6,8%.


Espaço Publicitário