Espaço Publicitário

O Índice do Varejo Stone (IVS) contou com uma elevação de 2,8% em janeiro, tendo como referência dezembro passado. Em relação a janeiro de 2024, o aumento foi de 1,9%. Vale ressaltar que os desempenhos entre os comércios físico e digital se mostraram bem diferentes. Enquanto o primeiro registrou alta nas vendas de 1,5% no comparativo mensal, as lojas online tiveram uma queda de 1,6%.

O varejo de material de construção também apresentou um crescimento em janeiro de 1,1%. No entanto, o resultado obtido, empatado com Combustíveis e Lubrificantes, ficou abaixo de todos os outros segmentos acompanhados: Tecidos, Vestuário e Calçados (4,8%), Artigos Farmacêuticos (2,2%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (2%), Móveis e Eletrodomésticos (1,7%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (1,5%) e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (1,4%).

O pesquisador econômico Matheus Calvelli, comenta que a alta mensal é um bom sinal para o setor, ainda que o cenário macroeconômico sinalize cautela. “O crescimento do comércio varejista em janeiro pode ter sido influenciado por uma base de comparação baixa, após quedas seguidas em novembro e dezembro”, explica. E complementa: “com o desemprego em 6,2% em dezembro, o mercado de trabalho segue aquecido, embora os dados do CAGED indiquem desaceleração nos empregos formais. A inflação dos alimentos, acumulando 8,2% em 12 meses, agravam ainda mais a pressão sobre as famílias endividadas”.


Espaço Publicitário