Levantamento realizado pela Getnet verificou que, durante o fim de semana da Black Friday e da Cyber Monday, o comércio contou com crescimento de faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro caso, Black Friday, o aumento registrado foi de 13,33% no total. As vendas físicas tiveram um avanço de 16% e o digital contou com elevação de 5,08%. Os setores destacados pelo estudo foram Hipermercados e supermercados, alta de 25,51%, e calçados, com 20,42%. Já o Cyber Monday (segunda-feira cibernética) apresentou igualmente números positivos: 14,06% de elevação.
Fabio Coelho, vice-presidente de Finanças da Getnet, comenta que os dados evidenciam a importância do setor físico, que segue sendo um ponto de atração relevante para os consumidores, apesar do avanço contínuo do comércio eletrônico. “O comportamento de compra do consumidor transita entre canais físico e digital em busca das melhores ofertas e soluções”, ressalta. E complementa: “neste contexto, podemos esperar uma evolução gradual na forma como os brasileiros interagem com o comércio varejista”.
O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) também registrou resultados favoráveis ao varejo na Black Friday. A análise realizada mostra que houve um aumento de 1,8% no faturamento no mês em comparação ao mesmo período de 2023. O estudo reforça ainda mais o incremento sazonal da data promocional: os ganhos por dia útil em novembro foram 16,6% superiores à média de outubro. Para Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, “o ‘efeito Black Friday’ sobre as PMEs que também atuam no e-commerce foi ainda mais significativo, com avanço de 5,2%”.
Dentre as atividades do varejo monitoradas, os melhores desempenhos foram obtidos por produtos alimentícios, pedras para revestimento, livros, artigos de fotografia e filmagem, artigos de iluminação, artigos esportivos e artigos de joalherias. Os seguintes setores sofreram queda no período: vestuário e acessórios, bebidas e artigos de cama, mesa e banho.