Espaço Publicitário

Com a chegada do final do ano parece que a população brasileira ganhou um novo ânimo. É o que aponta o  Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), que contou em novembro com uma elevação de 2,6 pontos, chegando aos 95,6 pontos. Tal nível é o maior desde abril de 2014 (96,6 pts.). O indicador, em médias móveis trimestrais, também aumentou em 0,8 ponto, para 94,1 pontos.
 

A economista Anna Carolina Gouveia comenta que o desempenho obtido pelo ICC em novembro recoloca o indicador na trajetória ascendente iniciada em junho deste ano, tendência interrompida no mês anterior. “Ela é motivada, principalmente, pela melhora das expectativas para os próximos meses e disseminada entre as faixas de renda”, ressalta. “No mês, o indicador que mais contribuiu com a alta foi o que mede o ímpeto de compras de duráveis, seguido pela melhora dos indicadores que retratam a situação financeira presente e futura dos consumidores”. Em sua opinião, esse resultado apresenta uma melhora na percepção dos orçamentos familiares, que são impactados positivamente pela continuidade de bons sinais no mercado de trabalho e na atividade econômica em geral.


Espaço Publicitário