O Monitor do PIB-FGV registrou um aumento de 1,0% na atividade econômica no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período de tempo imediatamente anterior. No resultado mensal, setembro contra agosto, o PIB apresentou um avanço de 0,7%. Vale lembrar que esses resultados foram obtidos na série com ajuste sazonal. A taxa acumulada em 12 meses até setembro foi de 3,0%.
Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, explica que o desempenho da economia no terceiro trimestre mostra continuidade do bom desempenho da atividade econômica. “Pela ótica da produção, o grande destaque é o forte crescimento da indústria, que ocorreu de forma disseminada”, ressalta. Ela destaca ainda que o setor de serviços também cresceu, a despeito de ter desacelerado, enquanto a agropecuária retraiu no trimestre. “O consumo e os investimentos seguem em trajetória de crescimento pelo terceiro e quarto trimestre consecutivos, respectivamente”, complementa.
O acompanhamento da FGV verificou que o consumo das famílias contou com uma elevação de 4,5% no terceiro trimestre. No entanto, foi possível notar uma pequena desaceleração entre o segundo e o terceiro trimestres. O principal motivador para a queda de ritmo foi o desempenho do consumo de produtos não duráveis.