Espaço Publicitário

Levantamento da Systax Sistemas Fiscais, que mantém convênio com o Sincomavi, verificou que 61% das empresas brasileiras projetam que haverá impactos diretos da Reforma Tributária em seus negócios. Isso ocorrerá em função das mudanças previstas com a entrada em vigor da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirão ICMS, ISS, PIS, COFINS e IPI. 

Com o objetivo de compreender como o mercado corporativo está se preparando para se adequar à nova legislação, a Systax consultou 91 grandes companhias do país e as principais conclusões foram: 22% avaliam que serão mais impactadas apenas pelo tributo de competência estadual e municipal (IBS), enquanto 16% preveem efeitos diretos em seu negócio somente com alterações no imposto de alçada federal (CBS).

Para Thais Borges, diretora Comercial da Systax,  ainda que a Reforma trate da simplificação dos tributos, o momento se mostra delicado e de profundas transformações nas empresas, que logo precisarão gerenciar, simultaneamente, as normas antigas e as novas exigências fiscais. “Quanto antes a preocupação deste contexto entrar em pauta, melhor será a transição e, consequentemente, menor o risco de problemas para as companhias”, avalia. 

Apesar da apreensão causada pelas alterações previstas, apenas 9% das empresas consultadas estão adotando ações de forma prática na revisão de seus processos internos em preparação às modificações. Por outro lado, 74% alegaram estar colhendo informações e entendendo as novidades. Além disso, 6,7% das instituições confessam não ter tomado nenhum tipo de atitude e outros 6,7% aguardam a entrada em vigor da nova regulamentação para iniciar os ajustes. Os 3% restantes declararam buscar novas tecnologias para esse processo de transição.

Diante desse cenário, Thais comenta que os movimentos vistos até agora fazem crer que a maior parte das companhias ainda não estão dando total atenção aos ajustes necessários.

Vale lembrar que as empresas do segmento contam com condições diferenciadas nos serviços oferecidos pela Systax Sistemas Fiscais, que mantém uma base de dados com mais de 27 milhões de regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. Além disso, combina essas regras para gerar e monitorar mais de 3,5 bilhões de itens dos clientes, sistematizando a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas.

Confira outras informações sobre a Reforma Tributária no botão abaixo:


Espaço Publicitário