Muitos comerciantes já estão se aproveitando do portal de comércio eletrônico Estoque Parado para desovar pontas de estoque e reduzir custos. Por essa razão, o Sincomavi viu a oportunidade de oferecer com desconto esse serviço aos seus associados. Pelo acordo, as empresas contam com uma redução de 16% para 15% nas comissões das vendas feitas por meio da plataforma. Além disso, outros benefícios conquistados foram o apoio especial para cadastro dos produtos e para marketing digital, válido somente para os itens comercializados no Estoque Parado, durante seis meses.
André Rull Garcia Rodrigues, cofundador do Estoque Parado, comenta que a iniciativa começou a tomar forma em razão dos problemas enfrentados na Serranova Lar e Construção. “Essa empresa foi fundada pelo meu pai e onde cresci trabalhando”, ressalta. “Em 2017, ao fazer um levantamento de estoque, percebemos que muitos produtos estavam há muito tempo empatando capital e ocupando espaço”.
A partir dessa demanda nasceu o Estoque Parado, que tem um duplo objetivo: resolver um problema comum dos lojistas, a ponta de estoque, e ser a porta de entrada para o mercado de materiais de construção no mundo on-line. “Eu fico feliz ao saber que muitas lojas entenderam nosso propósito e estão se tornando parceiras e participando dessa jornada conosco”.
Marketplace
Uma das vantagens oferecidas por esse marketplace de nicho é o foco em material de construção. “Nossa linguagem é a mesma do lojista, ao qual damos todo suporte diferenciado por conhecermos melhor as particularidades do mercado”, afirma André. Ele ressalta ainda que o apelo estratégico é o de ser um outlet on-line, proporcionando ao cliente a oportunidade de comprar produtos de qualidade com preços mais baixos. “Uma coisa muito bacana que temos visto acontecer em nossa plataforma são as vendas em que o cliente compra pelo site e opta por pegar a mercadoria na loja, dando assim, oportunidade ao lojista de vender mais no momento da retirada”.
Como muitos comerciantes que ingressam na plataforma são inexperientes em comércio eletrônico, a maioria realiza a primeira venda por meio do Estoque Parado, existe uma grande preocupação em dar todo o suporte técnico para o processo atender as expectativas dos empresários, bem como dos consumidores. “Quando esses lojistas começam a vender e, de repente, isso se torna diário, é uma empolgação contagiante”.
Números crescentes
Hoje, a plataforma conta com 92 comércios ativos, espalhados por nove estados, que vendem produtos para todo Brasil. Com menos de dois anos de vida, o Estoque Parado já atendeu 4 mil consumidores. “Crescemos numa taxa de 25% ao mês tanto em vendas como em tráfego de usuários”, garante André. “Somos o maior outlet on-line de materiais para construção do Brasil”.
Para dar ideia do sucesso obtido junto ao público consumidor, André cita o número de seguidores do Estoque Parado no Instagram: 145 mil. “São muitos elogios”, reforça. “Nosso maior orgulho é proporcionar uma experiência de compra totalmente diferente para nossos clientes, desde o pedido até o pós-vendas”.
A divulgação das vendas é realizada por meio de marketing digital, como não poderia deixar de ser. Além de usar a grande base do Instagram, a Estoque Parado também se vale de e-mails marketing e do Facebook, no qual já conta com 10 mil seguidores. “O mais interessante é que usamos as redes sociais principalmente para estabelecer um relacionamento com o cliente e não apenas para vender” comenta. Em sua opinião, ao criar essa ligação com o consumidor a plataforma acaba por vender mais. “Nossa melhor propaganda hoje é o ‘boca a boca’ virtual”, admite. “Crescemos na média de 1 mil seguidores no Instagram a cada 3 ou 4 dias, o que nos deixa mais fortes, proporcionando melhores resultados a nossos parceiros”.