As vendas do varejo em geral contaram com uma elevação de 1% em julho, comparado com o mês anterior, segundo dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o comércio varejista de material de construção superou a média, com crescimento de 1,1%, a categoria de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação mais uma vez contabilizou o pior resultado entre todos os segmentos pesquisados, com recuo de 1,6% nas vendas em julho.
O crescimento nas vendas do varejo em geral representou o terceiro resultado consecutivo positivo, o que significa um avanço de 1,6% no período analisado. Segundo os pesquisadores do IBGE, a soma desses desempenhos fez com que o volume de vendas do varejo chegasse próximo ao obtido em julho de 2015. No entanto, é bom ressaltar, esse patamar ainda está muito longe, 5,3%, do recorde alcançado em outubro de 2014.
A receita nominal de vendas do comércio em geral contou com um aumento de 1% em julho em relação ao mês anterior. O setor de material de construção acompanhou a média geral e obteve o mesmo nível de elevação: 1%. A categoria de equipamento e material para escritório, informática e comunicação sofreu um recuo de 1,7%.