O aumento de 3% em agosto nas vendas de cimento, tendo como referência o mesmo mês do ano passado, mostra que o segmento prossegue em ritmo de recuperação, conforme dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). No acumulado de 2019, janeiro a agosto, o crescimento foi de 2,9% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
Já nos últimos 12 meses (setembro de 2018 a agosto de 2019), as vendas acumuladas atingiram 53,6 milhões de toneladas de cimento, um aumento de 1,8% em comparação com o mesmo período anterior (setembro de 2017 a agosto de 2018).
Para Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, o PIB da construção civil começou a reagir no segundo trimestre, assim como as vendas de materiais da construção civil, como vergalhões, pedras britadas entre outros. Esses resultados têm conseguido dar maior esperança aos empresários do setor por um futuro melhor. “A sondagem da construção civil feita pela FGV e o índice de confiança do empresário industrial elaborado pela CNI subiram pelo terceiro mês consecutivo. O indicador da FGV está no maior ponto desde fevereiro de 2015. O ambiente de negócios está mais favorável, mostrando uma maior consistência do movimento de retomada”, ressalta.
Venda Acumulada 12 meses – Mercado Interno
(vendas preliminares da indústria e estimativas de mercado)
Fonte: SNIC