Espaço Publicitário

Dados coletados pela Serasa Experian mostram que, no primeiro semestre deste ano, houve um crescimento de 2,6% na solicitação por crédito pelas empresas no mercado interno. Essa demanda teve como principal perfil as organizações de grande porte, com alta de 9,9%. Médias, com 7,6%, e Micro e Pequenas Empresas (MPEs), com 2,4%, também contaram com elevação no mesmo período.

O economista Luiz Rabi comenta que foi possível identificar os impactos das taxas básicas de juros do país, como a Selic, por exemplo, que estava em 13,75% em junho do ano passado e está 10,50% este ano. “Isso demonstra que os empréstimos se tornaram mais acessíveis para as empresas e os empresários estão mais confiantes na tomada de novos créditos para investirem mais em seus negócios, expandir operações, desenvolver novos projetos ou refinanciar dívidas existentes em condições mais favoráveis”, ressalta. E complementa: “especialmente as empresas de grande porte mostraram um planejamento financeiro robusto, aproveitando as condições de mercado favoráveis para financiar seu crescimento e operações”.

Por setor, a procura por crédito teve como líder a categoria “Demais” (9,3%), com empresas das áreas “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”. O ranking segue com “Serviços” (5,0%) e “Indústria” (0,0%). O comércio foi o único segmento que sofreu queda de 0,1%.


Espaço Publicitário