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Estudo Inteligência Artificial no Varejo, produzido pela Central do Varejo, com o apoio do Ibevar, MBA/USP/Esalq e Labfin Provar, revela que quase a metade dos comércios varejistas (307 empresas consultadas) utiliza ferramentas de Inteligência Artificial. O trabalho mostra ainda que o uso do IA no varejo está concentrado no atendimento ao cliente (56%), conteúdo de marketing (50%), personalização da experiência do cliente, como recomendação e otimização busca (36%), sumarização de texto, transcrições, geração de insights (35%) e análise de tendências e ferramentas de inteligência competitiva (34%).

O uso da IA deverá se intensificar nos comércios, se depender do interesse manifestado pelos empresários entrevistados. Entre as empresas que já utilizam a inteligência artificial, quatro a cada cinco (78%) pretendem aumentar o emprego em seu dia a dia.

E o grande interesse expresso pelos comerciantes recai sobretudo no atendimento ao cliente (73%), seguido por gestão de estoque (61%), automatização de relatórios (60%) e personalização de experiência do cliente (55%).

O investimento em IA ainda permanece incipiente no segmento. A maioria das empresas consultadas (56%) aplicam até R$ 10 mil em ferramentas de Inteligência Artificial.

Em relação aos resultados, o ponto mais citado é o aumento da eficiência (84% dos varejistas).  Outro destaque fica para a redução de custos, benefício conquistado por quatro em cada 10 entrevistados (42%).

O principal entrave para a utilização da IA é a falta de conhecimento, conforme 52% das empresas que não utilizam essa tecnologia. Foram citadas ainda a falta de infraestrutura (26%) e dúvidas sobre o retorno sobre o investimento (25%).


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