Espaço Publicitário

O acesso ao crédito tem sido um desafio antigo enfrentado pelos brasileiros, inclusive pelos empreendedores. Foi por essa razão que surgiram as cooperativas, que conseguem oferecer todos os serviços de uma instituição financeira tradicional, como cartão de crédito e pagamentos de contas por aplicativo ou débito, até operações de crédito e investimentos mais complexas, tendo como diferencial as condições (confira aqui). 

O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil e conveniado ao Sincomavi, conta com 121 anos de história e tem em seu DNA a ajuda mútua e a construção de uma sociedade mais próspera. Enquanto outras instituições financeiras se concentram exclusivamente nos lucros, o Sicredi conta com a meta de colocar o bem-estar dos associados e da sociedade no centro de suas operações, reflexo da seriedade em relação aos princípios do cooperativismo. Como um sistema nacional composto por 104 cooperativas, ele está presente em todo o Brasil, com mais de 8,1 milhões de associados, 2.700 agências e 45 mil colaboradores dedicados a fomentar o desenvolvimento regional e a proporcionar a melhor experiência possível aos associados.

Estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) no ano passado mostra o impacto das cooperativas em locais desassistidos e na vida dos associados.O trabalho analisou dados de 235 municípios com atuação do Sicredi e que não possuem agências de outras instituições financeiras, de forma a mensurar o efeito da presença física em um município que conta apenas  com acesso a canais digitais. “Um dos principais resultados constatados é que, mesmo com a evolução tecnológica e a crescente busca pelos meios digitais, a presença física segue importante e contribui para o uso de produtos financeiros, quando comparado a municípios que não têm o atendimento físico”. Para o Sicredi, essa é mais uma confirmação sobre a importância do atendimento humanizado e próximo oferecido. “Isso não apenas impulsiona a inclusão financeira, como, também, possibilita que os associados compreendam e acessem uma variedade de produtos e serviços”. 

Vale lembrar ainda que, diferentemente dos bancos convencionais, na cooperativa cada associado é dono do negócio, tem direito a voto nas decisões em assembleias e recebe a sua participação proporcional na distribuição dos resultados anuais.


Espaço Publicitário