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Dados coletados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que houve um aumento em maio de 1,3% no indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em comparação a abril de 2024. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 6,4%.

Entre as faixas de renda analisadas, ocorreu um avanço mais acentuado nas famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos (alta de 1,4%). Já a categoria com renda acima de 10 salários mínimos registrou um crescimento de 0,7% na intenção de consumo. O estudo realizado pela CNC revela ainda que a satisfação com o acesso ao crédito também contou com elevação de forma mais intensa entre os consumidores com menores salários: + 2,3%

Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, explica que, com a taxa média de juros em queda desde outubro de 2023, os consumidores têm mais confiança para utilizar esse tipo de recurso em suas compras. Assim, o subindicador que mede a avaliação do consumidor sobre como o momento se apresenta para a compra de bens duráveis foi o que mais subiu na variação anual, com 18,1%. No mês, o aumento foi menor: 0,9%. “Por serem produtos de grande valor agregado, a venda deles é mais influenciada pela oscilação do mercado de crédito”, completa.


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