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O pano de fundo do case “Gestão humanizada como fonte de resultados no varejo”, apresentado por Michelle Dapper, diretora de Recursos Humanos da Leroy Merlin Brasil, foi a utilização de novas tecnologias e da Inteligência Artificial na gestão de pessoas pelo comércio. Não é novidade que existe uma grande dificuldade do segmento em conseguir atrair e reter profissionais. No evento, realizado em 08 de abril no 18º Simpósio Sincomavi, Michelle revelou, a partir de dados do Dieese, que a média de rotatividade de colaboradores no Brasil é de 3,79%, enquanto no varejo chega a 6%.

Tal quadro desafiador ganhou contornos especiais nos últimos anos com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, pois essas pessoas possuem metas, ambições e desejos diferentes. Por essa razão, a Leroy Merlin adotou estratégias específicas para manter e desenvolver seus recursos humanos, buscando promover o bem-estar, impulsionar a felicidade e ressignificar determinados pontos da relação de trabalho. A solução para obter esses objetivos, segundo Michelle, é aumentar o diálogo e o nível de conexão entre colaboradores e empresa. “Os relacionamentos se fortalecem e surgem veículos de confiança e respeito entre líderes e liderados”, ressaltou. E complementou: “Nesse cenário, o engajamento é consequência”.

É possível ver esquematicamente como funciona a jornada proposta pela Leroy no quadro abaixo. Mesmo após o desligamento do empregado, o RH promove várias ações como forma de preservar a marca e obter informações para aprimorar todo o processo empregado.

Fonte: Leroy Merlin Brasil

A metodologia para atrair e manter talentos pela organização começa, logicamente, pelo recrutamento: o candidato é entrevistado por mais de uma pessoa, com alinhamento de expectativas e fornecimento de informações exatas sobre a empresa e área de atuação.

Outro recurso utilizado é buscar oferecer sempre um ambiente inspirador, com o chamado “poder dos rituais”. Além do reconhecimento por tempo de serviço e trabalho realizado, que marcam de forma agradável o caminho percorrido pelo colaborador, a Leroy também lança mão de mensagens internas, nas quais o talento e as promoções de cargo recebem a aprovação pelos colegas de trabalho.

Por fim, a comunicação adotada segue a linha de mão dupla, abrindo espaço para que os trabalhadores também contribuam e expressem suas opiniões. Lives e “Plenária de Resultados” são alguns dos recursos empregados pela empresa. 

A Universidade Corporativa e a aprendizagem contínua dos colaboradores são igualmente pontos considerados cruciais pelos Recursos Humanos da Leroy Merlin. A capacitação dos profissionais é incentivada, pois não apenas colabora para atender as metas estabelecidas pela organização, mas também por desenvolver as pessoas em todos os campos (competências técnicas e comportamentais) e contribuir com a evolução da sociedade.

O trabalho tem obtido os seguintes resultados: Em 2016, 19% dos colaboradores da Leroy Merlin contavam com nível superior ou pós-graduação. No ano passado, esse percentual passou para 34%. Em relação aos líderes de loja, se valendo dos mesmos critérios de comparação, houve um aumento de 77% para 81%. Destaque igualmente para a queda no número de funcionários sem o ensino médio completo, que passou para 1%, em 2023, contra os 7% registrados em 2016.


Para os comerciantes interessados em saber mais sobre esses assuntos e os demais discutidos no 18º Simpósio Sincomavi, basta se inscrever no debate online “Pós-Simpósio”, programado para 22 de maio de 2024. 

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