Espaço Publicitário

5.604 novas residências foram comercializadas em São Paulo (SP) em janeiro, segundo o Secovi-SP, sindicato que representa o setor imobiliário da cidade. O número representa um aumento de 26,8% em relação às unidades vendidas no primeiro mês de 2023. Com isso, no acumulado dos doze meses, o mercado imobiliário da capital chegou aos 77.330 imóveis transacionados, aumento de 1,6% em comparação aos doze meses encerrados em dezembro do ano passado.

Evolução das vendas mensais e acumuladas em 12 meses de unidades residenciais novas em São Paulo/SP

Fonte: Secovi-SP

Na contraposição interanual esse crescimento não se limitou apenas às vendas. O levantamento mostra ainda que os lançamentos de unidades residenciais novas em São Paulo aumentaram 60,5% em janeiro, com 2.888 unidades lançadas contra 1.799 do mesmo período de 2023. Em doze meses são 74.338 novas residências lançadas. “Esse é o maior patamar deste indicador desde maio de 2023, com 74.671 unidades”, ressalta o economista Jaime Vasconcellos.

Evolução dos lançamentos mensais e acumulados em 12 meses de unidades residenciais em São Paulo/SP

Fonte: Secovi

Ele considera os primeiros números de 2024 do mercado imobiliário paulistano muito animadores. “Ainda que esteja comparado a uma base fraca do início do ano passado e que saibamos que os percentuais de avanços vão se normalizar, há mais que indícios de um ano positivo, o que traz otimismo frente ao cenário de redução de juros, queda, ainda que leve, dos patamares de endividamento familiar e algum equilíbrio inflacionário no país”, avalia.


Espaço Publicitário