Espaço Publicitário

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que ocorreu recuo pelo segundo mês consecutivo no mercado de trabalho do varejo de material de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Em novembro foram 119 vagas a menos, após serem registradas 3.234 admissões e 3.353 desligamentos, considerando um estoque de 91.725 vínculos empregatícios ativos. 

Com esse desempenho, o saldo negativo é praticamente igual ao de outubro, só que menor que o verificado em novembro de 2022.

Evolução do saldo de empregos do varejo de material de construção – RMSP e São Paulo/SP

Fonte: Caged

Ao se observar os resultados segmentados, é possível perceber que os saldos negativos mais contundentes são dos estabelecimentos de material de construção em geral (-100 vagas) e dos varejos de madeira e outros artefatos (-41 vagas). Por outro lado, o maior avanço absoluto de vagas provém do comércio de tintas e material para pintura (+35 vagas).

Na análise de janeiro a novembro ainda há franca expansão de mais de 2 mil vagas no total do mercado de trabalho do segmento. Destaques para as revendas de material de construção em geral (+463 vagas) e de ferragens e ferramentas (+649 vagas). “Cabe ressaltar que nenhum ramo avaliado possuiu no ano mais desligamentos que admissões de empregados”, destaca o economista Jaime Vasconcellos.

Ele comenta ainda que os números de novembro eram esperados e é resultado claro da sazonalidade de direcionamento de renda familiar a outros ramos do comércio e setores, como o de serviços, neste período do ano: novembro/dezembro. “Tal deslocamento temporário de consumo favorece, por exemplo, os segmentos de alimentação, vestuário, transportes e turismo, em detrimento daqueles considerados de bens duráveis, como material de construção”, avalia . Em sua opinião, se não se pode comemorar uma perda de empregabilidade, ao menos percebe-se que o saldo negativo em novembro de 2023 não foi tão agudo quanto tinha potencial de ser. “Para dezembro este cenário não deve se alterar”, finaliza.


Espaço Publicitário