Espaço Publicitário

Em setembro de 2023, segundo o Secovi-SP, 7.417 imóveis residenciais novos foram comercializados na cidade de São Paulo, contra 6.255 do mesmo mês do ano passado – um avanço de 18,6%. No entanto, em comparação a agosto de 2023, o resultado representa um recuo de 7,6%. Já no acumulado de doze meses, são 74.338 imóveis vendidos, alta de 1,6% em relação ao período anterior finalizado em agosto de 2023.

Evolução das vendas mensais e acumuladas em 12 meses de unidades residenciais novas em São Paulo/SP

Fonte: Secovi-SP

Enquanto as vendas continuam crescentes, a oferta de novas unidades prossegue patinando em relação ao ano passado. No último mês de setembro foram registrados 7.369 lançamentos residenciais na cidade de São Paulo, queda de 10% em comparação ao mesmo mês de 2022. “Ainda que se observe um aumento de 16% em relação ao mês imediatamente anterior, com 6.363 unidades lançadas, no acumulado em 12 meses cerca de 70 mil unidades foram lançadas – o menor patamar desde os doze meses encerrados em abril de 2021”, ressalta o economista Jaime Vasconcellos.

Evolução dos lançamentos mensais e acumulados em 12 meses de unidades residenciais em São Paulo/SP

Fonte: Secovi-SP

Ele comenta também que o comportamento do mercado imobiliário em setembro permanece sendo o mesmo visto ao longo do ano, isto é, com alta nas vendas e queda nos lançamentos. “Se, por um lado, o recuo nos lançamentos continua demonstrando a cautela, ou acomodação, do setor de olho no futuro, a boa notícia é que os números de setembro do indicador são os melhores registrados em 2023”, avalia.


Espaço Publicitário