O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) contou em setembro com uma variação de -1,6% em comparação com o mesmo mês de 2022. Esse é o terceiro resultado negativo seguido do indicador. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento em setembro foi de 2,5%.
Fonte: Cielo
Os três macrossetores analisados pelo ICVA – Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços – sofreram queda no período. Bens Duráveis e Semiduráveis teve uma retração de 1,7%, influenciado sobretudo pelos números obtidos pelo varejo de material de construção. Bens Não Duráveis e Serviços recuaram, respectivamente, 1,1% e 2,9%.
Fonte: Cielo
Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, comenta que, apesar da queda generalizada do Varejo, um destaque positivo foi o segmento de Supermercados e Hipermercados. “Como houve deflação no setor de alimentos, a queda efetiva de preços praticados nas gôndolas, especialmente de carnes, estimulou o consumo das famílias”, avalia. E complementa: “Sem a performance de Supermercados e Hipermercados, o resultado do ICVA seria mais negativo.”