Espaço Publicitário

A 3ª edição da pesquisa Pulso, realizada entre agosto do ano passado e abril de 2023, pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o aumento de custos tem sido o principal entrave para os pequenos negócios (38% das menções), seguido pela queda acentuada nas operações do estabelecimento (redução no volume de clientes atendidos), que passou de 24% para 31%.

Fonte: Sebrae

Apesar de ainda liderar, o aumento de custos contou com uma queda de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Outra constatação: muitos empreendedores não têm repassado essa elevação para seus clientes, principalmente em razão da queda no movimento. 78% dos empresários entrevistados afirmaram que ocorreu aumento nos gastos com insumos, combustíveis, aluguel e energia nos últimos 30 dias. Desse total, cerca de 50% garantiu que não houve repasse para seus produtos e serviços e 41% reajustaram os preços parcialmente.

Fonte: Sebrae

Diante desse quadro, o faturamento das PMEs sofreu queda em relação ao mesmo período do ano passado: fenômeno citado por 42% dos entrevistados. Somente 25% dos empresários admitiram ter obtido aumento. Dos 22 segmentos analisados pela pesquisa, apenas dois conseguiram registrar elevação no faturamento: indústria alimentícia e serviços empresariais. A variação média de queda foi de -10%.


Espaço Publicitário