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Depois de criar mais de 3 mil vagas entre o início de abril e o fim de setembro de 2022, o comércio varejista de material de construção da Região Metropolitana da São Paulo (RMSP) apresentou um saldo negativo de empregos. Foram menos oito vagas em outubro, após 3.257 admissões e 3.265 desligamentos, para um estoque total de 91.358 vínculos empregatícios com carteira assinada. Além de ser o primeiro saldo negativo em seis meses, o desempenho contrapõe as 321 vagas a mais registradas em outubro de 2021.

Em relação ao município de São Paulo, os comércios locais perderam 100 postos de trabalho em outubro. “Esse também foi o primeiro recuo depois de seis meses e em contraposição ao saldo positivo de 184 vagas no mesmo mês do ano passado”, ressalta o economista Jaime Vasconcellos.

Evolução do saldo de empregos do varejo de materiais de construção – RMSP e São Paulo/SP

Fonte: Caged

Dentre os nove grupos de atividades analisados, destaca-se o resultado negativo de 236 vagas dos estabelecimentos varejistas de material de construção em geral, bem como os 17 vínculos a menos nos comércios de vidros.

No acumulado de 2022 (janeiro a outubro), o saldo ainda permanece positivo em mais de 3,5 mil novas vagas, após 36.125 admissões e 32.609 desligamentos. “Contudo, este desempenho é 56,4% inferior à geração de postos nos primeiros dez meses de 2021”, adverte.

Jaime comenta que, corroborando com os números negativos do volume de vendas no comércio paulista de material de construção do Estado de São Paulo, o recorte do setor no mercado de trabalho da Região Metropolitana – que representa 41% do estoque de vínculos ativos do segmento no Estado de São Paulo -, mostra um outubro negativo, quase na estabilidade da movimentação da mão de obra. “Cabe ressaltar que os dados de setembro já mostravam desaceleração do emprego, quando analisados os meses anteriores”, argumenta. “Os números de outubro apenas acrescem a este arrefecimento, também sazonal a todo período de final do ano, no qual o setor normalmente concorre com demais segmentos do varejo durante o consumo mais elevado em datas especiais”. Em sua opinião, o desempenho de vendas e de geração de empregos não podem ser separados na análise, dado que o nível, a confiança e a capacidade empresarial de investir em mão de obra sempre dependerá do seu ritmo e expectativas de geração de receitas de vendas.


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