Espaço Publicitário

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) aponta para um aumento de 18% no número de novos imóveis residenciais comercializados no mercado nacional no primeiro semestre de 2022. O mesmo estudo revela que a quantidade de empreendimentos de médio e alto padrões, lançados entre janeiro e junho deste ano, teve um crescimento de 20% em relação ao mesmo intervalo de 2021. Já as vendas contaram com uma elevação de 103% na mesma base de comparação. Luiz França, presidente da Abrainc, acredita que o resultado obtido tenha sido influenciado pela boa oferta de crédito imobiliário. “O volume de financiamentos de imóveis novos no 1º semestre deste ano cresceu 5% em relação ao mesmo período de 2021. Apesar da alta na Selic, que subiu de 2% (2021) para 13,75% (agosto/22), o aumento na taxa de financiamento imobiliário foi inferior a 2% ao ano”, ressalta.
 

O volume de distrato/venda, indicador também acompanhado pela associação, terminou o semestre com o patamar de 10,9% ao ano. Esse é o menor valor desde o início da série histórica iniciada em 2014.
 

No caso dos empreendimentos associados ao programa Casa Verde Amarela (CVA) houve um aumento de 2% nas vendas e uma queda de 5% nos lançamentos no primeiro semestre deste ano sobre igual período de 2021.

Os dados coletados são referentes às 18 empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).


Espaço Publicitário