Todos os brasileiros estão sentido o impacto gerado pela pandemia do Coronavírus, sobretudo os comerciantes de micro e pequeno portes. Por essa razão, Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi, enviou ofício ao ministro da Economia Paulo Guedes, solicitando medidas práticas para tentar minimizar os problemas enfrentados por empresas de todo o País.
Entre as ações sugeridas estão a postergação do recolhimento de tributos federais, buscar formas de adotar a mesma medida em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de responsabilidade dos governos estaduais, flexibilizar temporariamente a legislação trabalhista, criar linhas especiais de capital de giro e coordenar e solicitar, junto às entidades representativas do setor financeiro, a não cobrança de multas e encargos por atraso no pagamento de financiamentos já existentes (veja o conteúdo completo do ofício na reprodução abaixo).
Longe de ser uma solução para todos os problemas, essas medidas abrem, pelo menos, a perspectiva para os empresários enfrentarem a crise de uma melhor forma.