Espaço Publicitário

Mais uma vez os empresários do varejo de material de construção se deslocaram até o São Paulo Expo para discutir e conhecer as últimas tendências, desafios e oportunidades de mercado participando do 19º Simpósio Sincomavi – O Cliente no Centro do Jogo. Realizado em 09 de abril, o evento que faz parte da programação da Feicon – maior exposição de arquitetura e construção da América Latina, contou com cerca de 250 pessoas e a participação especial de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luíza e do Grupo Mulheres do Brasil. Também marcaram presença Adriano Kogachi Sá, Karen Cavalcanti e Caio Camargo, que compartilharam várias ideias, dados de mercado e dicas de posicionamento das empresas frente ao mercado consumidor. Contribuíram igualmente para o engrandecimento da 19ª edição do Simpósio Sincomavi o empresário Jeronimo Venetillo, a professora Teresa Cristina Charotta e o engenheiro Fabrício Rossi.

Abertura 

A abertura do evento foi realizada por Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi e diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP). Além de agradecer ao público presente, Reinaldo ressaltou a importância de eventos com o perfil do Simpósio Sincomavi para o desenvolvimento do comércio varejista e apresentou o novo mascote do Sincomavi, o Mavinho (confira mais detalhes). Em seguida, Iza Valadão, embaixadora da Feicon, aproveitou para elogiar a presença do público e repassar as principais atrações marcadas para a Feicon 2025, que encerra suas atividades amanhã, sexta-feira, 11 de abril. 

Centricidade

Adriano Kogachi Sá, consultor e professor, na palestra “A Revolução da centricidade no cliente”, comentou a importância do vendedor assumir um novo papel de entendedor de problemas. Tal posicionamento nunca se mostrou tão necessário para conquistar e fidelizar clientes, seja no atendimento online ou físico. Ele lembrou ainda que a rapidez em buscar soluções para os compradores é outro fator preponderante no relacionamento de consumo.

Karen Cavalcanti no painel “Impactos na compra e consumo dos clientes” repassou os principais problemas atuais do mercado brasileiro: inflação, taxa de juros e, inclusive, apostas esportivas. Em levantamento realizado pela MosaicLab, nos últimos doze meses, os pontos mais citados que causam impactos nas finanças dos brasileiros são inflação (42%), alta nos preços dos alimentos (38%), gastos maiores que os previstos e problemas de saúde inesperados (ambos com 23%) e acúmulo de dívidas (21%). Outro dado importante: móveis e UD (utilidades domésticas) quebraram a barreira do online ao se posicionarem em terceiro lugar em compras realizadas pelos canais digitais, com 34%, perdendo apenas para vestuário e calçados (47%) e eletrodomésticos e eletrônicos (51%).

Em seguida, Caio Camargo, especialista em inovação e varejo, proferiu a palestra “Posicionamento estratégico na era digital”. Ao contrário das outras edições do evento, Caio não trouxe novidades da NRF. Ele preferiu concentrar esforços no tema do momento: a inteligência artificial e sua utilidade no dia a dia do varejo. Ele deu como exemplo a utilização de algoritmos que são capazes até de escolher o produto perfeito para o perfil do cliente. Lembrou ainda sobre a preponderância que deve ocorrer nos próximos anos, ou melhor, meses, nas buscas realizadas pelas ferramentas de IA sobre produtos e negócios. Sai o SEO (Search Engine Optimization) entra o ChatGPT. 

A primeira parte do Simpósio Sincomavi foi encerrada com a participação da professora Tereza Cristina Charotta,, com a palestra A Grande virada do varejo multicanal”, que comentou sobre a multiplicidade de canais de venda à disposição dos varejistas e os cuidados que precisam ser tomados diante de tal situação. Ela lembrou ainda que antes de se aventurar, o empresário precisa fazer a lição de casa. Por mais de uma vez, Tereza lembrou da necessidade de se fazer o básico bem feito.  

Celebridade

A apresentação de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Conselho do Magazine Luíza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, a mais esperada, não decepcionou. Com muita simpatia, ela participou de uma roda de conversa e, em sua primeira intervenção,lembrou da necessidade da queda na taxa de juros (Selic), o que serviu até para matéria especial na imprensa (confira aqui).

Ao ilustrar vários “causos” e ações tomadas pelo Magazine Luíza para colocar o cliente “no centro do jogo”, Luiza acabou por repassar de forma clara o conteúdo proposto pelo evento. Esse relacionamento mais estreito com o cliente, segundo ela, tem sido possível muito com a ajuda do SAC e da “Lu” – a mascote da empresa. Em muitos casos, as reclamações se tornam solução para outros clientes, criando o chamado “círculo virtuoso”.

O encerramento do 19ª Simpósio Sincomavi contou com a participação de Jeronimo Venetillo, que ressaltou a importância da oferta no atendimento ao cliente; Tereza Cristina Charotta; e do Engenheiro Fabrício Rossi, que recebeu vários elogios por sua apresentação ao dar várias dicas de como atender de forma adequada o mercado de construtoras e arquitetos.

Fotos: Izilda França


Espaço Publicitário