Os comerciantes, optantes pelo Simples Nacional, devem tomar cuidado com um novo golpe que está sendo aplicado. A Receita Federal divulgou um alerta em 20 de outubro, informando que os criminosos estão usando o WhatsApp para enganar os contribuintes.
Com a promessa de descontos no pagamento de tributos via PIX, muitos empresários acabam sendo enganados. A Receita Federal reforça a informação de que não envia boletos ou DAS para pagamento por e-mail ou WhatsApp, e também não condiciona a concessão de isenções/reduções de multa/juros ao pagamento por PIX. Além disso, a emissão desses documentos é realizada somente por meio do Portal do Simples Nacional ou Portal e-CAC. Essas plataformas somente permitem o acesso com o uso de código individual, certificado digital ou conta gov.br (níveis prata ou ouro).
Vale lembrar que esse tipo de golpe não é novo. Em março de 2022, a própria Receita Federal alertou sobre a emissão de guias falsas do Simples Nacional para pagamento via PIX (imagem abaixo). O documento era enviado por correspondência, tendo como remetente o “Simples Nacional”. A única maneira permitida para quitar a guia falsa era por PIX, pois não constava código de barras ou disponível qualquer outra forma de pagamento.
Foto: Divulgação/Receita Federal