Espaço Publicitário

Levantamento realizado pela Serasa Experian mostra que houve uma elevação de 11,3% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado na procura das empresas por crédito.  O resultado teve como maior influência a demanda dos micro e pequenos estabelecimentos. Já as médias e grandes companhias contaram com retração no período analisado. 

O estudo revela ainda que todos os setores da economia registraram crescimento na busca por crédito em janeiro. A categoria “Demais” – que engloba os segmentos Primário (agronegócio), Financeiro e Terceiro – liderou a alta (16,5%), seguido por Serviços (16,4%), Indústria (8,9%), e Comércio (5,9%). 

A economista Camila Abdelmalack comenta que “após quatro anos de crescimento econômico importante, muitas empresas iniciaram 2025 cautelosas diante o patamar restritivo de juros e o impacto que a inflação pode ter na demanda dos clientes”. Em sua opinião, tais condições tornam difícil acreditar que a procura por recursos financeiros tenha como motivação o investimento e expansão de negócios, principalmente no caso das micro e pequenas empresas.


Espaço Publicitário